26 fevereiro 2014

10 Dicas Para Quem Vai Competir no MP 2014



Olá queridas Bailarinas hoje venho compartilhar com vocês  um pouco da minha experiência sobre Mercado Persa  mas que  também acredito que possa servir para outros eventos. São pequenas dicas que acumulei, vi em cursos de preparação para concursos e pelo que sempre observo no passar dos anos, muitas bailarinas (os) dizerem. É um pequeno resumo voltado para o público de Tribal, mas não se restringe apenas para nós Tribaleiras, o mundo de outras modalidades podem absorver também!

Faltam menos de dois meses para o Mercado Persa, e bailarinos do Brasil todo sempre se preparam para vir até São Paulo mostrar seu talento e o trabalho desenvolvido pela sua escola, grupo ou Cia. 2014 será um pouco diferente, pois não será no Esporte Clube Sírio Libanês, na Região próxima ao Aeroporto na Avenida Indianópolis.  O novo espaço está localizado na região sul de São Paulo “World Trade Center São Paulo”, na Avenida das Nações Unidas. Por isso, começo aqui as dicas:

01- Não se atrase... Não deixa pra sair do hotel (ou local onde você estiver) em cima da hora, por mais que tenha conhecidos que lhe ajude. Saia pelo menos com 03 horas de antecedência, evitando transtornos e nervosismos desnecessários < cuidados redobrados>

02 - Alimentação e hidratação são importantes, não queremos ver bailarina desmaiando nem tendo câimbras no evento. Mesmo que não consiga comer muito, nutricionistas recomendam legumes e saladas (batata, arroz, + proteína) ajudando você a ter forças e disposição. Beba Água, Água de Coco, evite sucos de saquinhos, refrigerantes, alimentos condimentados ou todos os alimentos que atacam gastrite já que estaremos nervosas e ansiosas, por isso evite condições chatas.

03 - Treinos e Ensaios! Quem vai ao MP precisa de um longo tempo de ensaios, sem contar o tempo de preparação de coreografia.  Escolha com mínimo 06 meses antes do inicio do ano. Não vai escolher a música em Janeiro para montar até fevereiro, correr atrás de figurino (NÃO! Nem vou continuar) Se você deseja pegar pelo menos um 3º. Lugar no tribal tem que se preparar e programar, porque sem isso não rola. Leia o regulamento sempre, por mais que você já o conheça, sempre tem algo novo, isso para todos os concursos e eventos.

04 - Escolha uma música de “impacto”, não confunda com músicas fortes ou com batidão. Isso é um desafio para muitas bailarinas, porque quando a música entra na cabeça e não sai fácil tem grande possibilidade de ser premiada.  Evite músicas já dançadas muitas vezes nos eventos, seja diferente, porque não? Cuidado com edições hein, normalmente são 3 minutos, dedique seu tempo para prever momentos mais interessantes da música e que se encaixe na nova formatação.

05 - Figurino é um estudo muito delicado que envolve você conhecer a música e a coreografia preparada. Às vezes fazemos arabesques ou quedas turcas, não vale à pena fazer uma saia justa que não te deixa com movimentos ou saias que atrapalhe a queda.  Cores e formatos da roupa variam conforme o que é apresentado na música ( EX: Vai dançar uma música industrial com metais, vai dançar uma música mais “tradicional” utilize acessórios caseiros como búzios, penas entre outros) Não confunda, pois jurado avalia isso!

06 - Cabelo, também deve estar em harmonia com a maquiagem. Escolha eles em pleno contato um ao outro. Pesquise formatos, opções o que as bailarinas de renomes usam, e prepare um particular.

07 - Expressão facial: lembre-se que tribal não é só cara “fechada – de má” Utilize expressões mais clássicas, veja vídeos internacionais de diversas culturas e uma dica muito bacana, é o estudo das expressões das danças indianas (onde se concentra basicamente no olhar).  

08 - Leitura Musical: Avaliações pessoais que sempre utilizo são pontos da música: Inicio|introspecção| finalização.

09 -Deslocamentos e noção espacial:  Pontos importantes e requerem cuidado na hora de montar ou improvisar. Verifique as lateralidades (tudo que se faz pra direita, se faz pra esquerda). Deslocamentos < isso tenho que colocar, pois estamos acostumados a ver bailarinos raízes... Que Trabalham isolamentos e focam neles e se “esquecem ou pouco utilizam” o espaço completo> O Palco deve ser considerado como uma PIZZA – isso mesmo!   Temos: FRENTE – TRÁS | LADO DIREITO E ESQUERDO | DIAGONAIS: FRENTE – DIREITA E ESQUERDA -- TRÁS – DIREITA E ESQUERDA 

10 - Trabalhe na sua personalidade, no seu estilo, no que você gosta e dance! Se for sua primeira vez, vá sem cobranças excessivas, você está começando agora. Às vezes lá você encontra pessoas que já dançam há mais tempo, têm experiências de palco, de público (que tudo isso se adquire com o tempo) No próximo ano você estará mais preparada e arrasa! Não fique nervosa, pois faz parte do “ser bailarina, ser artista” o que não pode acontecer é deixar o medo tomar conta e passar na frente. Quantas pessoas já chegaram a perder oportunidades por causa disso?Se joga e vai ser feliz!


Deixo aqui para vocês o video da coreografia que montei para o MP 2010 onde fiquei entre as primeiras colocadas, com essa coreografia...massssss, não tenho nenhum vídeo da época (só esse que filmei em outro evento, mas foi a mesma coreografia ...assistam aí e Boa Sorte a Todas que vão mostrar seu talento e amor a Dança neste lindo evento! 
 


POSTADO POR KELLY ORIANA

Um comentário: