15 janeiro 2014

O Estilo Steampunk



Olá tribalistas lindas e lindos que passam por aqui, hoje nós vamos conhecer por meio de compilações de textos garimpados na web o STEAMPUNK,um estilo que cai como uma luva para os figurinos de tribal. A bailarina Rachel Brice que o diga pois é adepta de alguns elementos deste estilo na composição de seus trajes artísticos, provando que com bom gosto e criatividade pode se fazer lindas peças.

 A palavra Steam significa vapor, referência a revolução industrial ocorrida na Era Vitoriana. Punk, quer dizer questionar a sociedade, o sistema.

O steampunk trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época
 anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real.

O Gênero
O Steampunk é um subgênero da ficção científca passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete a era Vitoriana, século XIX. É como se as conquistas tecnológicas alcançadas hoje em dia fossem alcançadas a partir da tecnologia daquela época, graças a constantes físicas que favorecem a eficiência da mecânica e o poder da eletricidade em dar origem a máquinas modernas.
O Steampunk é explorado em filmes, livros e jogos de videogame, e também pode ser trazido para a classificação de tribo a partir do fato de que sua popularidade reuniu fãs de todo o mundo, trazendo essa caricatura do mundo real para o mundo real.
Os Steamers são caracterizados pela moda retro vitoriana que faz uso de cobre, couro, engrenagens, penas, chapéus, corsets, relógios de bolso etc., nas vestimentas e nos objetos, muitas vezes contemporâneos, transformados esteticamente em máquinas do século XIX.

Formas de Expressão:
Hoje em dia, o gênero vem se popularizando ao redor do mundo, através de filmes como os de James West, games como Final Fantasy e animes como Steamboy. Na música, a junção de vários instrumentos com toques burlescos, metal e opera fazem o som do Steampunk. Beirut, Amanda Palmer the Clockwork Quartet e Diablo Swing Orchestra estão entre os nomes mais famosos. Várias pessoas também estão investindo na produção de acessórios retrofuturistas, criando jóias, relógios e roupas Steampunk. 





 
Créditos: Wikipédia
Steampunk1c BLOG STEAMPUNK

Nenhum comentário:

Postar um comentário